HISTÓRIA

QUEM SOMOS?

.....................................MISSÃO................................


O Grupo de Oração Âncora da Alma tem como missão a evangelização dos jovens através de encontros dominicais com a prática de louvor, oração, adoração e estudo da palavra, apresentando a eles a fé cristã vivida pela Igreja Católica Apostólica Romana.

...............................NOSSA HISTÓRIA......................


No ano 2006, o então ordenado Diácono Aluísio Ricardo, foi enviado para trabalhar na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Entre as muitas funções próprias do diaconato, Aluísio tinha atenção voltada para a Pastoral do Surdos e a formação de multiplicadores da mesma.

Após uma experiência proporcionada pela Pastoral dos Surdos em Cachoeira Paulista - SP, os jovens Ary Neres, Diêverson Reis, Giovanka Reis, Joelma Ribeiro e Luiz Fernando, tiveram a graça de estreitar a amizade e aceitaram o desafio lançado pelo Diácono e, sem dúvidas, inspirado por Deus, de iniciar um grupo de oração que iria se reunir aos domingos as 6h da manhã.
No dia 21 de maio de 2006, o “Âncora da Alma”, que ainda não tinha nome, se reuniu pela primeira vez na capela da Paróquia. No início, apenas com seis pessoas e, aos poucos, tantos outros foram chegando. O objetivo sempre foi à evangelização dos jovens.

O primeiro nome escolhido foi “Grupo de Oração Ou Santos ou nada”. Mas, obedecendo a ordem do nosso Pároco Pe. Paulo Cristiano, foi decido em reunião que o grupo teria o nome do estudo bíblico que era distribuído semanalmente. Assim, se tornou o “Grupo de Oração Âncora da Alma”. Com as amizades e as experiências vividas, o Grupo de Oração Âncora da Alma ficou sólido e seus pilares foram edificados:
  • Adoração
  • Palavra
  • Amor Fraterno

Pilares esses que sempre foram motivos de esforço para que sejam vividos no Grupo de Oração Âncora da Alma, nos almoços nas casas dos irmãos, nas confraternizações, festas e retiros.
O primeiro retiro realizado foi de aprofundamento, que aconteceu nos dias 10,11 e 12 de novembro de 2006, onde os jovens do grupo de oração fizeram a primeira experiência de evangelização fora da capela da paróquia. O primeiro acampamento de Carnaval foi de 16 a 20 de fevereiro de 2007.

No retiro de aprofundamento de 2007 sentiu-se a necessidade de trabalhar afetividade e sexualidade dos membros do Grupo de Oração, nasceu assim mais um retiro de formação, o primeiro Retiro de Afetividade e Sexualidade, que aconteceu nos dias 21 e 22 agosto de 2008.
Mediante o crescimento do Acampamento de Carnaval, a partir de 2009, tivemos a graça da participação de outros jovens de comunidades e paróquias de nossa arquidiocese. Os jovens dos grupos “Alma Esculpida” da Paróquia Bom Jesus da Serra, “Kairós e Arcanjos” da Paróquia Santa Rita de Cássia, “Pregadores da Obra de Cristo” da Paróquia São Francisco de Assis, “Luz da Vida” da Paróquia Imaculado Coração de Maria, “JUSP” da Paróquia São João Batista, “Caminho e Vida” da Paróquia Mãe Rainha e os jovens da Comunidade Santo Antônio, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Das cidades vizinhas participaram os grupos, “Amados pelo Senhor” de Pindorama, “João Paulo II” de Novo Acordo e os jovens da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Sandolândia.

Todos os anos o aniversário do Grupo de Oração Âncora da Alma era comemorado com uma festa tradicional e temática. O primeiro foi comemorado no dia 27 de maio de 2007 e teve como tema “Festa Junina”. Presentemente a celebração de aniversário do grupo acontece com o “Kairós”, sendo um momento de oração, louvor, adoração e santa missa.
Em comunidade, o Grupo de Oração Âncora da Alma serve nos movimentos paroquiais e eventos da arquidiocese.
Hoje, o Grupo de Oração Âncora da Alma é formado por ministérios que o sustentam, que são os Ministérios de: intercessão, Pregação, Música e Artes.
Continuamos até aqui, sustentados pelo sonho e a promessa de Deus de sermos um instrumento de resgate para tantos jovens escolhidos por Ele.

Passando por provações, tentações e muitas vitórias, vamos seguindo nesta esperança de sermos firmes em Deus, no compromisso de, por vocação, sermos instrumentos de salvação para muitos.
“Esperança esta que seguramos qual âncora de nossa alma, firme e sólida, e que penetra até além do véu, no santuário. ” (Hebreus 6,19).

0 comentários:

Postar um comentário

QUEM SOMOS?