II CONGRESSO JOVEM DE PALMAS IRÁ COMEMORAR O DIA NACIONAL DA JUVENTUDE

Dom Pedro Brito Guimarães motivou os jovens a participarem do Congresso...

QUEM SOMOS?

Conheça nossa história, CLIQUE AQUI!

......

....

FORMAÇÃO

A síndrome do “discernimento vocacional perpétuo”

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

DOM ALBERTO É TRANSFERIDO PARA BELÉM - PA.

O Papa Bento XVI transferiu nesta terça-feira (30) o nosso Arcebispo Dom Alberto Taveira para a vacante Arquidiocese de Belém (PA); sendo dada a noticia a todo o povo de Deus de nossa Arquidiocese através de uma carta escrita pelo nosso administrador diocesano.

Leia a carta na integra e acompanhe aqui no nosso blog todo esse momento de mudanças em nossa Arquidiocese.

Dom Alberto Taveira Corrêa


O atual arcebispo de Palmas (TO) é mineiro de Nova Lima. Nasceu em 26 de maio de 1950. Seus estudos filosóficos e teológicos foram feitos no Seminário Coração Eucarístico de Jesus e PUC-MINAS, em Belo Horizonte (MG). Além desses, ele estudou Espiritualidade Sacerdotal, no Instituto Mystici Corporis – Fascati, em Roma. Sua ordenação episcopal aconteceu em sua terra natal, no dia 06 de julho de 1991. Ele está à frente da arquidiocese de Palmas desde 31 de maio de 1996. Como bispo, ele já foi auxiliar da arquidiocese de Brasília (DF) [1991 – 1996]; vice-presidente do Conselho Administrativo da Fundação Popularum Progressio; assistente nacional da Renovação Carismática Católica [1994 – 2000]; membro da Comissão Episcopal do DEVYM/Celam [1995 – 1999]; presidente do Regional Centro-Oste [2003 – 2007]; e delegado da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe, em 2007. Seu lema episcopal é "Para a Vida do Mundo".

FONTE :CNBB

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial da Paz

O papa Bento XVI divulgou a Mensagem para a celebração do Dia Mundial da Paz, que acontece no próximo dia 1º de Janeiro de 2010. Com o tema “Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação”, o pontífice enfatiza no texto a importância de respeitar a natureza, já que trata-se do “princípio e o fundamento de todas as obras de Deus”.

Bento XVI alerta para a crescente degradação ambiental que faz com que “vários países e regiões da terra, experimentem dificuldades cada vez maiores, porque muitos se descuidam ou se recusam a exercer sobre o ambiente um governo responsável”. Outro ponto frisado no texto é a questão da economia, que, segundo o pontífice “tem consequências de caráter moral”.

Sobre as mudanças climáticas, o papa chama a atenção para o uso de estratégias de desenvolvimento centradas em políticas idôneas para “a gestão de florestas, o tratamento do lixo, a valorização das sinergias existentes no contraste às alterações climáticas e na luta contra a pobreza”. Ainda segundo o pontífice “a mesma atenção se deve prestar à questão, hoje mundial, da água e ao sistema hidrogeológico global, cujo ciclo se reveste de primária importância para a vida na terra [...]”.
Fonte: CNBB

Momentos em 2009

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

SIMBOLOS DA NATAL...


Natal, beleza de seus símbolos

O símbolo tem grande importância para a humanidade. Comunicamo-nos e externamos nossos sentimentos e pensamentos através de gestos e símbolos. Servimo-nos de sinais para criar e sustentar nossos relacionamentos; manifestar sentimentos e celebrar a vida.
O Natal é o dia em que Cristo veio ao nosso encontro. Dia em que o Deus Pai nos enviou seu maior presente: seu Filho. Para celebrar esse lindo dia, com toda dignidade, com um modo todo especial, nós nos servimos dos mais diversos e belos símbolos.

Árvore de Natal
A primeira referência a uma "Árvore de Natal" é do século XVI. Na Alemanha, famílias ricas e pobres decoravam árvores com papel colorido, frutas e doces. Esta tradição se espalhou pela Europa e chegou aos Estados Unidos pelos colonizadores alemães. Logo, a árvore de Natal passou a ser popular em todo mundo. Milhões de famílias celebram o Natal ao redor de uma árvore. A árvore, símbolo da vida e símbolo de Cristo "Eu sou a árvore, e vós sois os ramos" (Jo 15,05).

O Presépio
Construído pela primeira vez por São Francisco de Assis no Séc. XII dC. Consiste na apresentação em pintura ou escultura das pessoas, do local e do ambiente em que Jesus nasceu: uma manjedoura, animais, pastores, os três reis magos, Maria, José e o Menino Jesus.
Ajuda-nos a refletir sobre o fato e nos inspira a vivermos essa espiritualidade tão bela e forte do Natal. É Cristo que vem até nós, com seu amor e salvação. Simboliza também nosso coração, que acolhe o menino Jesus.

Ceia e velas
A ceia natalina originou-se do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos e, estes juntamente com a família hospedeira confraternizavam-se naquela data tão significativa para os cristãos. Para essa comemoração era preparada bastante comida, composta por diversos pratos. stá ligada à última ceia de Cristo ao lado de seus discípulos e ao banquete eterno prometido por Ele.
Também é muito forte o uso das velas na noite da ceia: simbolizando a presença de Cristo como Luz do mundo. Ele próprio disse: “Eu sou a Luz do mundo, quem anda comigo não anda nas trevas” (Jo 8,12). Cada Natal deve renovar em nós a fé em Cristo Luz do mundo e a certeza de que também recebemos sua luz para iluminar.

Papai Noel
Sua origem vem do bispo Nicolau, que viveu e pastoreou na cidade de Myra, Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas a ser doado na chaminé das casas.
Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo. Nos Estados Unidos, a tradição do bom velhinho de barba comprida e roupas vermelhas que anda num trenó de renas ganhou força. A figura do Papai Noel que conhecemos hoje foi obra do cartunista Thomas Nast.

Canções
A Igreja católica sempre deu muita importância para o valor da música. As primeiras canções natalinas datam do século IV e são cantadas até hoje na véspera de Natal. Anjos cantores anunciam uma boa notícia. "Glória no mais alto dos céus e paz na terra aos homens de boa vontade". Mensageiros surgem nos céus para confirmar o nascimento do filho de Deus. Pela melodia que entoamos prenunciamos um novo tempo: do reinado de Cristo.

Pe Geraldinho
lugano, Suíça, 23 de Dezembro de 2009.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Deus tem feito muito...

FOTO: Missão Brejinho
Boa tarde pessoal!
.
Desculpem pela demora nas postagens.
.
Desejamos informar que muito Deus tem feito com essa turminha do Âncora da Alma. Nos dias 12 e 13/12, o Grupo esteve em Missão, conduzindo um Encontro para jovens em Brejinho de Nazaré. O Encontro contou com a presença de aproximadamente 40 jovens.
.
No final de semana seguinte, 19/12, foi a festa de confraternização. Estiveram presentes, além dos ancorados, vários amigos: Grupo Missão Kariós, Jusec...Foi uma noite animada e com clima de despedida, pois muitos viajaram para curtir as férias. Mas lembramos que o Âncora não entrará de férias turminha: Domingo, às 6h na Paróquia N. Srª Aparecida.
FOTO: confraternização
.
Abraço a todos!
A Paz do céu reine em seus corações.
Ellen Meneses

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Momentos de graças no nosso grupo.

Olá Amigos!

Que a alegria de ser Âncora da Alma esteja com todos.

Nas últimas duas semanas aconteceram momentos de muitas graças no nosso grupo. No dia 21 de novembro os jovens compareceram a nossa vigília de preparação para o retiro espiritual, que aconteceu no final de semana seguinte, 27 a 29/11.
Na noite de sábado (21/11), vivemos uma vigilia com oração, leitura da palavra, dinâmicas e muita adoração. A vigília é uma forma de intercessão pelo retiro de oração que acontece todo ano em novembro. Os grupos JUSEC, MISSÃO KAIRÓS E ABRAÇO DO PAI, todos de paróquias vizinhas, estiveram presente, um sinal de unidade que brota do desejo (de santidade) comum dessa juventude.
“Consentir á Deus” foi o tema do retiro de oração, que teve a direção espiritual de Pe. Aluísio Ricardo. Foi um final de semana de muita oração e reflexões, onde o aprender a rezar foi o ponto alto do retiro.
Rendemos graças ao Bom Deus por nos presentear com sua presença, principalmente através dos nossos amigos, verdadeiros âncoras, que nos ajudam a permanecer firmes durante a caminhada rumo ao céu.


José Ney Rodrigues
Coordenador do Âncora da Alma

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo (Domingo, 22/11)

Término do Ano Litúrgico...
A celebração da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, fecha o Ano Litúrgico onde meditamos, sobretudo no mistério de sua vida, sua pregação e o anúncio do Reino de Deus.

Durante o anúncio do Reino, Jesus nos mostra o que este significa para nós como Salvação, Revelação e Reconciliação ante a mentira mortal do pecado que existe no mundo. Jesus responde ao Pilatos quando pergunta se na verdade Ele é o Rei dos judeus: "Meu Reino não é deste mundo. Se meu Reino fosse deste mundo, meus súditos teriam combatido para que não fosse entregue aos judeus. Mas meu Reino não é daqui" (Jo 18, 36). Jesus não é o Rei de um mundo de medo, mentira e pecado, Ele é o Rei do Reino de Deus que traz e ao que nos conduz.
Esta festa celebra Cristo como o Rei bondoso e singelo que como pastor guia a sua Igreja peregrina para o Reino Celestial e lhe outorga a comunhão com este Reino para que possa transformar o mundo no qual peregrina.
.

FONTE: Acidigital

O Tempo do Advento

É tempo de espera...

A palavra "advento" quer dizer "que está para vir". O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.
O Advento começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos.
Esse Tempo possui duas características: As duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. Por isto, o Tempo do Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa.
.

sábado, 7 de novembro de 2009

Missão em Fátima - To

As surpresas de Deus
Ola galera.
No ultimo de final de semana, aconteceu em Fátima do Tocantins há aproximadamente 200 km de Palmas, o 2º DNJ, celebrando o dia da juventude. O Âncora teve uma participação nesse evento juntamente com a comunidade Canção Nova. O seminarista Valdnei que reside em Palmas, foi o responsável pela pregação de todo o encontro, e eu estive responsável pela animação e oração daqueles jovens que expressaram um desejo de vencer as tentações do mundo em busca pela paz.
O evento aconteceu no sábado após o almoço e continuou no domingo, finalizando com a santa missa, celebrada pelo padre Sebastião ao meio dia.
Essa missão que vivemos é uma expressão do novo tempo vivido pelo Grupo de Oração Âncora da Alma, que experimenta as surpresas de Deus, a primavera já anunciada.
Em breve colocarei fotos no nosso orkut.
...
José Ney Rodrigues
Coordenador do Grupo Âncora da Alma

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Evangelizando no poder do Espírito


...mais cedo ou mais tarde, eles serão contagiados.
Não precisamos mudar de profissão, mas colocar nossa profissão a serviço da nova evangelização. O Senhor nos mostra que toda profissão se torna evangelizadora quando a colocamos a serviço do apostolado.Você pode até dizer: “eu não tenho tanta capacidade de evangelizar”, mas veja o próprio Jesus: comparou o Evangelho e os evangelizados ao sal, à luz, ao fermento. Ele disse claramente: “Vós sois o sal da terra, o sal produz o seu efeito só porque ele está ali.” Seja você o evangelizador na sua casa, ainda que sua família reclame e chame você de fanático, de chato, e diga que você está fora do mundo e mil coisas e até te desprezem. Você é a presença do Evangelho nesta casa. Acredite que, por meio de você, verdadeiramente evangelizado, está fazendo efeito e, mais cedo ou mais tarde, eles serão contagiados. A evangelização só será possível com o poder do Espírito. Temos que recolher muitos batizados para a Igreja, pois precisam urgentemente ser evangelizados e voltar para a Igreja. Somente pelo poder do Espírito faremos um trabalho eficaz.
.
Deus o abençoe!
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib

ESCOLA DE FORMAÇÃO RESGATE

Olá Amigos!

Com carinho vos apresento a ESCOLA DE FORMAÇÃO RESGATE, um desafio proposto a juventude Âncora da alma, que respondeu com empenho e responsabilidade.
Esse desafio nasce diante da necessidade de formação católica, compreende-se que faltam aos nossos jovens uma formação adequada e acompanhamento. Não se pode amar o que não se conhece, já dizia Santo Agostinho. Percebe-se na juventude um desejo de conhecimento, de estruturação de seus objetivos e apoio nos trabalhos a que se propõe para a sociedade. O Grupo de Oração Âncora da Alma é célula importante na vida e formação da juventude, é o momento crucial para a aquisição de valores cristãos e do desenvolvimento dos jovens para o trabalho eclesial.
Nesse sentido torna-se necessário um trabalho de formação e capacitação da juventude em seu crescimento pessoal, social, vocacional e eclesial.
A Escola contará com encontros semanais, com duração de 01 hora e 30 minutos, destinados à juventude da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de todos os segmentos, grupos e níveis de ensino, mas principalmente para os jovens atuantes no Grupo de Oração Âncora da Alma. O curso terá a duração 06 meses, com o total de 24 encontros.
Convido a todos a participarem, de forma a nos envolvermos de coração na missão de evangelizar e amar a Igreja.
José Ney Rodrigues
Coordenador do Grupo Âncora da Alma

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Finados: conforto de saber que o destino é a vida em Deus


D. Orani Tempesta convida a aproveitar o tempo para viver como bons cristãos


Em artigo enviado a Zenit hoje, Dom Orani recorda que o conforto para os cristãos diante da realidade da morte é “saber que o nosso destino é a vida em Deus – por Cristo fomos chamados a viver na comunhão Trinitária por toda a eternidade”.
“Toda vida que começa alcança o seu objetivo e depois se finda, se acaba. Apenas o homem, com sua inteligência, é que fica entristecido com o fato de ter que morrer.”
“Isso se dá, em primeiro lugar porque, quer queiramos ou não, existe em nós a sede do infinito, e por isso o ‘ter que morrer’ nos causa tristeza”, afirma.
Entretanto –prossegue o arcebispo–, “para nós, cristãos, a morte, embora ponha fim à nossa existência neste mundo, é o início da vida sem fim, quando estaremos em Deus”.
Além disso, “pela fé sabemos que nosso corpo, embora desintegrado, será ressuscitado”. A morte e ressurreição “é um mistério de fé, que proclamamos no CREDO: ‘Creio na ressurreição da carne, na vida eterna...’”
Nesse contexto, Dom Orani considera que, sustentados pela fé na vida eterna e na ressurreição dos mortos, “é muito salutar recordarmos os nossos parentes e amigos que foram trasladados da vida terrena para a vida eterna”.
“No dia dedicado aos mortos, muitos vão aos cemitérios orar pelos seus falecidos. Os gestos (orações, velas, flores, celebrações) tão belos são uma afirmação de que cremos que a morte não é o fim e que nossos mortos, hoje vivem, estão em Deus e um dia ressuscitarão.”
No dia de finados, momento em que muitas celebrações ocorrem nos cemitérios, o arcebispo do Rio de Janeiro convida a que se reze pelos falecidos e se anuncie às pessoas “a nossa fé, aquela fé que acredita na vida que não termina com a morte e que nos convida a aproveitar o tempo que temos para viver bem como bons cristãos”.
Dom Orani deseja que “o Senhor da vida dê o descanso eterno a todos os fiéis. E que os que vivem sejam alcançados pela paz e confortados pela esperança de que nossa morte não será o fim de tudo, mas o começo da vida sem tempo e que nós, que cremos em Cristo, com Ele ressuscitaremos”.

(Alexandre Ribeiro)

sábado, 24 de outubro de 2009

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A missão do catequista

Todo cristão é responsável em anunciar a Palavra de Deus
O Papa João Paulo II disse: "A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de iniciá-los na plenitude da vida cristã" (CT). Segundo o Novo Catecismo da Igreja Católica (1992), "no centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus Cristo de Nazaré, Filho único do Pai...”.
Jesus, Mestre Divino, que formastes os apóstolos segundo os princípios do vosso Evangelho, conduzi-me sempre pelos caminhos de vossa verdadeira ciência.
Minha benção fraterna.
Padre Luizinho - Com. Canção Nova

"FESTA DA PRIMAVERA"


sábado, 17 de outubro de 2009

Reflexão do Evangelho - 29º Domingo do Tempo Comum (18/10)

Banda Canal da Graça - Clipe: Anjo Guardião

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O Festejo da nossa Paróquia foi um sucesso!


Boa tarde/Bom dia galerinha!

Com o coração cheio de alegria afirmamos: o festejo da nossa Paróquia foi um sucesso!
A turma ancorada marcou presença todas as noites contribuindo, com seu serviço, para que tudo acontecesse.
O testemunho comum dos que compartilharam, é a imensa satisfação em servir a Santa Igreja.
Todas as pastorais e comunidades se doaram em prol da festa de Nossa Senhora Aparecida.
Um dos frutos desse trabalho foi a interação entre os membros da Paróquia.
Nossos padres também deram um show de participação, estando sempre presente junto à comissão organizadora.
Este ano tivemos uma novidade na programação da festa de nossa Padroeira. Aconteceu o Campeonato de Futsal, realizado pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e promovido pelo Grupo de Oração Âncora da Alma.
Nesta primeira edição, o evento contou com a participação de oito Grupos de Jovens, foram eles: Alma Esculpida (Paróquia Bom Jesus da Serra); Âncora da Alma (Paróquia Nossa Senhora Aparecida); Jac (Paróquia Santa Rita de Cássia); Juconh (Paróquia Nossa Senhora Aparecida); Jusec (Paróquia Nossa Senhora das Mercês); Jupiter (Paróquia São Francisco de Assis); Kairós (Paróquia Santa Rita de Cássia); Poc (Paróquia São Francisco de Assis).
Os campeões da disputa foram: Jupiter (1º lugar), Âncora (2º lugar) e Kairós (3º lugar).
Esta atividade visa promover a interação entre os jovens da nossa Igreja.
Os que não participaram e todos que estiveram presentes, podem se preparar para o próximo ano.

Confiram algumas fotos no Orkut do Âncora.

Deus abençoe a todos.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

História de Nossa Senhora Aparecida

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

PEDIDO DE DESCULPAS...

Ola!
.
A Paz esteja com cada um.
.
Queremos apresentar nosso sincero pedido de desculpas por não cumprirmos o que afirmamos na postagem anterior. Não colocamos fotos porque não tivemos máquina fotográfica disponível nos primeiros dias. Mas já providenciamos uma para o próximo final de semana, e ao término do Festejo, faremos uma síntese de tudo que aconteceu. Obrigada pela compreensão.
.
Abraço a todos.

sábado, 3 de outubro de 2009

Festividades em Honra a Nossa Senhora Aparecida



Olá pessoal!

A Paz de Jesus esteja com vocês!

Inicia-se hoje (03/10), as festividades em honra a Nossa Senhora Aparecida, na Igreja matriz, em Taquaralto.
Haverá Novena todos os dias às 19h, antes das missas. E a parte social se estenderá dos sábados às segundas-feiras (feriados).
O Âncora da Alma marcará presença e, pela terceira vez consecutiva, está encarregado de coordenar os brinquedos.
O Grupo de Oração, juntamente com a Pastoral do Dízimo e três comunidades da Paróquia, é responsável pela Liturgia, pelas prendas para leilão e por prestar serviço de garçom, no segundo dia de festa.
Para isso, é necessário o envolvimento e participação de todos. Quem puder colaborar, procure a coordenação hoje à noite, após a Missa.
Lembrando que durante a tarde, será montada a estrutura para a noite (arrumar mesas e cadeiras, etc.). Se você tiver disponibilidade, apareça, e dê sua contribuição para que este evento aconteça.
Diariamente haverá postagens, aqui no blog, com fotos e informações sobre nosso Festejo.
Divulguem e não deixem de acessar.
.
Abraço a todos.
Grupo de Oração Âncora da Alma

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Apriscão - encontro de todos os apriscos

No último domingo (27/09), aconteceu o segundo Apriscão - encontro de todos os apriscos - do Âncora da Alma. Na ocasião foram partilhadas as experiências que cada aprisco tem vivido, bem como as dificuldades enfrentadas. Esta reunião foi uma oportunidade para eles interagirem e confraternizarem, com a tarde de lazer. Cada fruto gerado nestes núcleos, confirma que a existência dos Apriscos é um marco na história do Grupo de Oração, e de fundamental importância para que o Âncora adquira constância na caminhada.
.
Ellen Meneses
Membro do Grupo de Oração Âncora da Alma
ellenmene@hotmail.com

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Reflexão do Evangelho - 26º Domingo do Tempo Comum (27/09)

sábado, 19 de setembro de 2009

Reflexão do Evangelho - 25º Domingo do Tempo Comum (20/09)

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O mês da Bíblia

Aqueles que leem a Bíblia progridem na vida do Evangelho
A Palavra de Deus está sempre ao alcance da mão e do coração de quem segue a Deus. E por moção do Espírito Santo, a Palavra vai transformando o coração das pessoas e moldando a comunidade cristã. É claro, supondo um coração aberto, como de discípulo diante do mestre. O profeta Jeremias fez uma experiência profunda: nas mãos de Deus sentiu-se como um vaso de barro nas mãos do oleiro.
Por pedagogia, destinamos o mês de setembro a conhecer a Bíblia. Aliás, primeiro a ter a Bíblia em casa. Depois, a lê-la diariamente. Aprender a meditá-la diante de Deus, num coração orante.
Seja feliz! Conheça, leia e medite a Palavra de Deus.

VEJA O TEXTO COMPLETO
Tema relacionado:


segunda-feira, 14 de setembro de 2009

"Âncora participa de acampamento"

Muita oração e palestras levaram jovens a viverem experiências enexplicáveis com Deus. No olhar de cada acampante era possível ver a presença de vida nova, presença de Deus ressuscitado. O Grupo de Missão Kairós da paróquia santa Rita de Cássia (aureny I) foi o responsável por essas maravilhas, nesse final de semana último aconteceu o I acampamento de oração do grupo.
A presença do Âncora nesse acampamento aconteceu em forma de louvor a Deus, pela presença amorosa desse grupo em nossa história.















Âncora da Alma - grupoancoradaalma@gmail.com

sábado, 12 de setembro de 2009

Reflexão do Evangelho - 24º Domingo do Tempo Comum (13/08)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Trailer DVD "Anjos de Resgate - Ao vivo em Brasília"

sábado, 5 de setembro de 2009

Reflexão do Evangelho - 23º Domingo do Tempo Comum (06/09)

Independência!?

Nós precisamos uns dos outros
Celebramos, no dia 7 de setembro, a independência de nosso país. Em termos de autonomia, de política, de cultura própria e de respeito pelos direitos, nada melhor. Mas será que somos tão independentes assim? Há um lado positivo e outro negativo nesse questionamento. Muitas vezes, continuamos usando a cartilha de outros, sendo manipulados e nos tornando subservientes em determinados assuntos e decisões.
Isso é triste e impede a caminhada. Por outro lado, nós precisamos uns dos outros. Uma conscientização de uma certa interdependência pela saúde do Planeta, por exemplo.
“Juntos somos mais!” Isso vale para nossas famílias, para nossas comunidades e entre povos e culturas que se enriquecem quando se somam. Mas a ideia de que a vida a cada um pertence e a felicidade individual tem que ser buscada, doa a quem doer, destrói o essencialmente humano..."
Não podemos perder de vista o caminho de comunhão. Esse é o caminho do ser humano. Por vezes, o orgulho, a autossuficiência, a soberba, em nome de uma certa independência, podem reinar. Isso eu digo, não só em relação a irmãos, mas até em relação a Deus.


Pe. Rinaldo Roberto de Rezende
Cura da Catedral de São Dimas - S. Jose do Campos

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

LEVANTA-TE

SÁBADO DE LOUVOR E ADORAÇÃO!!



A Paróquia São João Batista situada na quadra 1106 sul, realizou no ultimo final de semana o primeiro LEVANTA-TE. Um encontro com muita música, teatro, dinâmicas, louvor, adoração e jovens dispostos por estarem na presença de Deus.
O Grupo de Oração Âncora da Alma esteve marcando presença com a sua alegria e animação, que é marca exclusiva desse grupo.
.
Grupo Âncora da Alma - grupoancoradaalma@gmail.com

sábado, 29 de agosto de 2009

Reflexão do Evangelho (30-08)

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Na oração encontramos a paz que buscamos

Mensagem do Wellington Silva Jardim (Eto) no programa "Sorrindo pra Vida" da TV Canção Nova, nesta quinta-feira, dia 27 de agosto.
Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em: (II Tessalonicenses 3,16-18).
.
O Senhor é fiel e nós precisamos buscar ser fiéis a Ele buscando o nosso amadurecimento espiritual. Não podemos parar no primeiro encontro, no qual nos empolgamos; é preciso solidificar a nossa fé em Jesus Cristo. Por essa razão, não podemos voltar aos lugares que antes eram a causa das nossas quedas. Não adianta querermos levar Jesus aos bares, por exemplo, porque o demônio está à espreita para nos fazer cair nas nossas fraquezas e tendências.
Wellington Silva Jardim (Eto)
Administrador da Fundação João Paulo II

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

AFETIVIDADE E SEXUALIDADE

"JOVEM NÃO SEJA IMPRUDENTE, COMPREENDA A VONTADE DE DEUS"
Sábado e domingo aconteceu o encontro de afetívidade e sexualidade. A partir das 06:hs da manhã de sábado os jovens já se encontravam reunidos com desejo de participar deste encontro, que para muitos aconteceu de forma alegre e partcipativa. Durante o encontro aconteceu palestras, oração, direcionamento espiritual, novas amizades, missa e a festa do batismo, 1ª comunhão e crisma do irmão de grupo Romerito.
Todos que participaram desse final de semana de formação afetiva e sexual, tiveram a graça de aprofundar seus conhecimentos sobre o valor das amizades, o saber esperar a pessoa certa para um bom relacionamento em Deus, conhecer e amar o valor da castidade e sobre tudo saber quando se deve dar uma passo certo no relacionamento. Por tudo isso louvamos e agradecemos a Deus.
VEJAMOS AS FOTOS


Grupo Âncora da Alma - grupoancoradaalma@gmail.com

Reflexão do Evangelho (23-08)

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Reflexão do Evangelho (16-08)

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PORQUE O PADRE NÃO SE CASA?

Celibato é uma entrega total e amorosa ao Reino de Deus

Quando ouço alguém dizer ou mesmo me perguntar: “Por que padre não se casa?” Eu poderia repetir a pergunta de outro jeito: Por que você se casou ou por que você está solteiro? Por que você é professora ou advogado? Ou mãe de família? E assim por diante. Isso prova que toda vocação é um grande mistério entre Deus e o coração da pessoa por Ele convidada a abraçar um estado de vida. Não se esqueça que alguém pode ser feliz e realizado ou infeliz e triste pela escolha livre que fez. A vocação é assumida livremente e eu não fui obrigado a assumir o sacerdócio e o celibato.
O celibato não é uma castração nem uma proibição de casar ou outras coisas semelhantes. Celibato é uma entrega total e amorosa ao Reino de Deus e ao serviço do Seu povo. Neste estado de vida eu assumo e respondo livremente, pois a diferença não está tanto no exterior, mas está dentro de minha alma, foge de mim e de mim transborda.
Deixe o seu comentário e seu testemunho sobre vocação Você já pensou nisso?
.
Minha bênção fraterna.
.
Padre Luizinho - Com. Canção Nova
blog.cancaonova.com/padreluizinho

sábado, 8 de agosto de 2009

Reflexão do Evangelho (09/08)

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

PORQUE DIA DOS PAIS?

HISTÓRIA
O Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
.
Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia dos Pais em 1909, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.
.
Devido a história, nos Estados Unidos, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de Agosto. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. (dia que tambem se comemora o dia do padrinho segundo a tradição católica)

Pai, o pastor da família

O principal ofício de pai é ser o pastor de sua casa

Que beleza a Palavra de Jesus, quando Ele olha para a multidão e percebe que ela precisa ser cuidada. O Senhor faz uma associação direta com uma multidão sem pastor. Pastor é aquele que cuida não com olhos desconfiados de vigilância, mas com olhar zeloso. Pastor é aquele que está à frente de um determinado rebanho.
O padre é o pastor de sua paróquia, assim como o bispo é pastor de sua diocese e o Papa o é da Igreja. A minha palavra de pastor é para convidar você para ser pastor também. Os padres não são os únicos responsáveis pelo pastoreio das ovelhas; você também é responsável pelas ovelhas na sua casa.
O bom pai e a boa mãe ensinam a criança a comer direito desde pequeno. O pastoreio das famílias começa em casa, mas não adianta os pais estarem somente dentro de casa, é preciso que eles exerçam a autoridade. Você não pode ser uma mãe decorativa, pois a família precisa de alguém com as rédeas na mão. Você pai, não pode ser um “repolho” dentro de casa, dizendo ao seu filho que procure a mãe todas as vezes que ele vai até você.
Para uma criança chegar à autonomia, ela precisa de adultos lhe dando as rédeas. Não há nada pior nesta vida do que você se sentir sozinho. Não me refiro à solidão do corpo, pois esta desaparece quando se chega perto de alguém, mas à pior solidão, que é quando você não tem ninguém para falar o que sente e pensa. Você tem que pastorear sua esposa e seu esposo todos os dias. Não é vigiar, é amar.
Muitas mulheres casadas sentem-se solteiras há muito tempo, pois não têm com quem dividir pensamentos e sentimentos. No início, tudo é tão lindo, o primeiro filho, o pai quer dar banho, ama com todas as forças, mas depois não suporta as mínimas coisas. Existem tantos pais que amam somente os filhos na infância, mas depois se cansam deles. Nós não podemos nos cansar do pastoreio. O pastor que vai ficando indiferente aos poucos vai perdendo a confiança.
Você pode ser engenheiro, médico, administrador, empresário, mas o principal ofício que você tem é o de ser pai, é ser pastor de sua casa. Muitas vezes, jogamos o pastoreio de nossa casa para que outros o façam. Um exemplo são as crianças que têm aulas das 7h da manhã até às 22h da noite. E que horas você dá a sua aula? Quem precisa mandar na sua casa é você. Seja pai, pelo amor de Deus! Mergulhe na sabedoria, porque comandar a casa com burrice é a pior coisa que existe.
Prepare-se para essa paternidade, seja um homem de oração. Quando Deus entra na nossa vida, fica mais fácil viver. Pai e mãe que rezam educam muito melhor do que quando um dos dois não reza. Para que você seja um bom pastor na sua casa, reze.
.
.
Padre Fábio de Melo
Padre Fábio de Melo é professor no curso de teologia, cantor, compositor, escritor e apresentador do programa "Direção espiritual" na TV Canção Nova.
http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=11556

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

AFETIVIDADE E SEXUALIDADE , 22 e 23.




sábado, 1 de agosto de 2009

Papa diz que esporte constrói um mundo mais fraterno e solidário

"Veicular mensagens positivas por meio do esporte contribui para a construção de um mundo mais fraterno e solidário", disse neste sábado, 01, o Papa Bento XVI ao receber os participantes do Campeonato Mundial de Natação, que se encerra no domingo, 02, em Roma. A delegação de atletas, técnicos e dirigentes foi guiada pelo Presidente da Federação Mundial de Natação (FINA), Julio Maglione, e pelo Presidente da Federação Italiana de Natação (FIN), Paolo Barelli.
Em seu discurso o Pontífice agradecedeu pela visita e dirigiu uma saudação especial aos atletas: "A minha saudação mais afetuosa é especialmente para vocês, queridos atletas de várias nacionalidades, que são os protagonistas desse Mundial da Natação. Com a competição, vocês oferecem ao mundo um espetáculo exemplar de disciplina e de humanidade, de beleza artística e de vontade tenaz. Vocês mostram a quais metas a vitalidade da juventude pode conduzir quando não se rejeita o cansaço de treinamentos duros e se aceitam de bom grado não poucos sacrifícios e privações. Tudo isso constitui também para outros jovens uma importante lição de vida".

Reflexão do Evangelho (02/08)

Evangelho (João 6,24-35)
Domingo, 2 de Agosto de 2009
18º Domingo do Tempo Comum


— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 24quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. 25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?”
26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”.
28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?”
29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.
30Eles perguntaram: “Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”.
32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.
34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”.
35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Pe. Edimar, Seja bem vindo!!

A nossa paróquia recebeu o seu novo pastor na última missa dominical. Com a presença do vigário geral da arquidiocese, Monsenhor Rui Cavalcanti, o revenrendíssimo Pe. Edimar Pereira tomou posse em nossa paróquia o ocupando o lugar deixado pelo Pe. Paulo Cristiano.
Os devotos de Nossa Senhora Aparecida presenciaram uma celebração bem animada com a participação de toda a comunidade paroquial.
O Grupo de Oração Âncora da Alma em nome de toda a paróquia, deseja ao Pe. Edimar muita serenidade, sabedoria e um coração de pastor que alcance todas as ovelhas.
Pe. EDIMAR, SEJA BEM VINDO!!
Âncora da Alma - grupoancoradaalma@gmail.com

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Âncora da Alma - CAMPEÃO


Na primeira edição da Copa Âncora de Futsal, aconteceu muita disputa e entrosamento entre as equipes participantes. O grupo Âncora da Alma iniciou os jogos enfrentando o grupo POC, que foi derrotado por 3x1; o segundo jogo aconteceu entre Âncora e Missão Kaírós, que venceu o Âncora por 4x2. Já no terceiro jogo o grupo Kairós venceu o POC por 6x0, chegando assim na final contra o Âncora.
Lembramos que o Grupo de jovens JUCONH nao compareceu no evento.
O último jogo da copa, a final entre Âncora e Kairós foi uma disputa acirrada que teve o Âncora como vencedor, 3x2.
Ao final dos jogos aconteceu uma confraternização com muito refrigerante e amizade.


"ÂNCORA DA ALMA CAMPEÃO DA I - COPA ÂNCORA DE FUTSAL, PARABÉNS!"


sexta-feira, 24 de julho de 2009

I - COPA ÂNCORA DE FUTSAL

CONFRATERNIZAÇÃO ENTRE GRUPOS!!

O Grupo Âncora da Alma estará realizando neste domingo próximo um evento de confraternização entre os grupos de jovens de nossa região. A partir das 8:30min acontecerá uma torneio de futsal, onde os grupos disputarão uma competição sadia em ritmo de confraternização cristã.

Os participantes serão o JUCHON, MISSÃO KAIRÓS, POC e ÂNCORA DA ALMA.
O local a ser realizado a I - COPA ÂNCORA DE FUTSAL, será na quadra da escola Luiz Rodrigues, em taquaralto.
Desejamos que esse evento seja uma porta que se abre para novos momentos de confraternização entre os grupos, e convidamos a todos os participantes para estarem presentes nesse momento de interação.
Âncora da Alma - grupoancoradaalma@gmail.com

quinta-feira, 23 de julho de 2009

DOMINGO DE DESPEDIDA!!


No domingo (19) celebramos a última missa junto com o Pe. Paulo Cristiano, que deixou a nossa paróquia. Foi um dia de muitas emoções e despedidas, logo pela manhã(06h) o Grupo de Oração Âncora da Alma fez uma visita a sua residência com muita música e um café da manhã digno de homenagear uma pessoa tão importante para a nossa paróquia e especial para o nosso grupo.
Na sua última missa como pároco a sua homilia foi de exortação, "É necessário alcançar a todos com a palavra de Deus".
Na Paróquia Santo Ântonio (Aureny III) foi realizada a sua posse como novo pároco daquela comunidade.
"Nem o tempo ou lugar podem nos separar pois o altar nos faz um só coração quem ousou dizer terá sempre razão que perto está quem mora dentro do coração"
Desejamos ao Pe. Paulo muitas bençãos e proteção divina, para continuar sendo esse sacerdote de serenidade e amizade. Deus lhe Abençoe!
Âncora da Alma - grupoancoradaalma@gmail.com

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Reflexão do Evangelho (19-07)

sexta-feira, 17 de julho de 2009

20 DE JULHO - DIA DA AMIZADE

TESOUROS ESCONDIDOS


Deus não priva ninguém dos tesouros de uma amizade

Quem nunca brincou de caça ao tesouro quando criança? Alegres íamos procurar algo escondido, oculto aos nossos olhos infantis, mas que quando achada, trazia a alegria aos nossos corações. Depois de crescidos, continuamos procurando os tesouros que o próprio Deus colocou em nossos caminhos. Não são mais coisas ou somente objetos, mas são pessoas, amigos.
Diz a Palavra de Deus que quem encontrou um amigo encontrou um tesouro (Eclo 6,14b). Como tesouro que são, os amigos, muitas vezes, estão escondidos pela nossa vida, por isso é preciso um olhar atento de criança para encontrá-los. Deus até poderia deixar essas pessoas bem aos nossos olhos, mas Ele nos desafia a lutar para encontrá-los e perceber o valor que possuem com a alegria da descoberta.
Deus não priva ninguém dos tesouros de uma amizade. O que acontece, muitas vezes, é que o tesouro está ao nosso lado por tanto tempo, mas não nos aproximamos, não queremos abri-lo. Esperamos baús reluzentes que atraiam as nossa expectativas, sem nos lembrarmos de que Deus sempre esconde o melhor naquilo que é mais simples.
Amigos são tesouros que ao encontrarmos queremos levar muitos outros a conhecer suas riquezas. Não são nossos, mas Deus nos permitiu encontrá-los para levar outros a experimentarem a grande riqueza dos seus corações. Essa é a missão de um verdadeiro amigo.

Renan Félix
Seminarista da Comunidade Canção Nova,
reside atualmente em Cachoeira Paulista (SP).

QUEM SOMOS?